A Polícia Civil, por meio da delegacia de Ivinhema, tomou conhecimento que criminosos estariam tentando aplicar vários golpes, via ligação telefônica, em diversos clientes de instituições financeiras dessa cidade.
Para viabilizar tais golpes, ao que se apurou até o momento, os criminosos clonam o próprio número das agências bancárias e, valendo-se da credibilidade de um número oficial, identificam-se como funcionários das instituições, inclusive, apresentando-se com nomes de pessoas conhecidas e que realmente trabalham nas agências.
Em outras palavras, o número telefônico que aparece no aparelho celular das vítimas realmente é das instituições bancárias e os nomes utilizados também são de pessoas que lá trabalham, porém tudo não passa de engenharia social do crime para aplicar tais golpes.
Após isso, informam que a conta do cliente foi invadida e que será necessário entrar no aplicativo do banco para realizar o bloqueio e outras medidas de segurança.
Com isso, acreditando tratar- se de um procedimento de segurança, os clientes acabam passando senhas, “token” e demais informações de cunho pessoal aos criminosos, o que abre caminho para os golpes serem realizados.
A Polícia Civil alerta a população de Ivinhema que não passem senhas, token ou qualquer informação de cunho pessoal via telefone, pois esse não é o procedimento padrão adotado pelas instituições financeiras.
Além disso, na dúvida procure a agência mais próxima ou fale diretamente com um servidor de sua confiança.
A Polícia Civil de Ivinhema salienta a importância da participação da comunidade no combate ao crime, motivo pelo qual reforça que as denúncias anônimas poderão ser feitas por meio do “Whatsaap” da SIG (67- 99208-9491), garantindo-se o sigilo dos denunciantes.
ivinoticia