O Mirassol venceu e assumiu a liderança da Série B ao fim da 21ª rodada, mas é o Santos – que perdeu no fim de semana – quem tem mais chances de subir para a primeira divisão. Com quatro vitórias nos últimos quatro jogos, o Mirassol agora tem 77,34% de chances de subir, um aumento de 17 pontos percentuais. O Santos, que perdeu a primeira colocação ao ser derrotado pelo Avaí, ainda é o time com maior percentual: 90,57%. Na rodada passada, Mirassol e Santos tinham, respectivamente, 60,28% e 94,46% de possibilidade de subir.
O Santos tem a maior probabilidade de subir mesmo sem liderar a competição porque não são apenas os pontos levados em consideração no cálculo realizado pelo ge. Mas sim os parâmetros de ataque e defesa nos últimos jogos, como gols e finalizações, assim como os adversários restantes, além do mando de campo e outros. O Santos, por exemplo, tem média de 1,6 gol por jogo, enquanto o Mirassol tem 1,1.
Ao fim da 21ª rodada da Série B – com alguns times tendo menos jogos do que outros – os quatro times com mais chances de acesso para a Série A são: Santos (90,57%), Mirassol (77,34%), Novorizontino (58,14%) e Sport (47,18%). Veja a tabela completa abaixo.
Apesar de o Sport não estar entre os cinco primeiros colocados, é quem tem a quarta maior porcentagem porque ainda tem dois jogos por disputar. Caso vença ambos, igualaria o Mirassol em número de pontos e poderia até passar no saldo de gols, dependendo do placar.
Risco de rebaixamento
A briga para fugir do rebaixamento à Série C também está animada. Na penúltima colocação, o Brusque perdeu e viu o risco aumentar. Os quatro com maiores percentuais são justamente os últimos colocados da Série B.
O Ituano venceu, subiu duas posições e agora é o primeiro time da zona de rebaixamento, mas ainda está a quatro pontos de distância do primeiro fora do Z-4. O Guarani, outro ganhador da rodada, e lanterna da competição, também reduziu em quase 15 pontos percentuais o risco de queda. Será necessária uma bela recuperação desses times, coisa que ambos já ensaiam neste segundo turno, uma vez que venceram os dois jogos até aqui. Veja a tabela completa abaixo.
Metodologia
Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas em parâmetros de ataque e defesa das equipes quando jogam em casa ou fora. O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti.
batanews