Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Nimbus: a nova variante da covid que traz sensação de ‘lâmina de barbear’ na garganta
    Destaque

    Nimbus: a nova variante da covid que traz sensação de ‘lâmina de barbear’ na garganta

    BarthimanBarthimanjunho 19, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Por mais que o status de emergência global por covid-19 tenha sido encerrado, o vírus SARS-CoV-2 continua em ação, infectando pessoas e sofrendo mutações. Uma das novas variantes, a nimbus ou NB.1.8.1, tem se destacado por levar a um incômodo sintoma: uma forte dor de garganta descrita por médicos como se uma “lâmina de barbear” estivesse no local, de acordo com artigo publicado pela Gavi, a Aliança para Vacinas. E são os imunizantes, por meio de um esquema vacinal atualizado, que podem evitar as formas graves e mortes pela doença.

    Embora tenha sido apelidada com referência às nuvens de tempestade (cumulonimbus), a variante relatada desde janeiro deste ano se enquadra na lista de cepas “em monitoramento” da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o risco para a saúde púbica global classificado como baixo.

    Mesmo assim, foi observado um aumento de casos e hospitalizações nos países onde ela se alastrou. A OMS informou no mês passado que as evidências disponíveis, no entanto, não apontam que a nimbus leve a episódios mais graves do que as demais variantes em circulação.

    O que tem chamado a atenção é o desconforto na garganta. Nos Estados Unidos, na China e no Reino Unido, pacientes reclamam de sentir como se a garganta estivesse com lâminas ou cacos de vidro. Na Índia, médicos relataram que pessoas se queixavam ainda de rouquidão.

    A dor de garganta está inserida no conjunto de sintomas que podem acometer os infectados pelo vírus que causou a maior crise de saúde pública deste século.

    A covid pode causar sintomas parecidos com os da gripe, como coriza e congestão nasal, mas episódios sintomáticos clássicos levam a quadros de febre ou calafrios, tosse, fadiga, dificuldade para respirar (dispneia), dores musculares (mialgia) e dor de cabeça.

    Como evitar casos graves de covid?

    A OMS e especialistas em saúde são unânimes em afirmar que a melhor forma de evitar casos graves, hospitalização e mortes por covid-19 é a vacinação. Não basta ter tomado só uma dose da vacina. O esquema deve estar completo de acordo com a faixa etária e com as vulnerabilidades de saúde de cada pessoa.

    No Brasil, a vacina é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde estabeleceu as novas orientações da estratégia de vacinação contra a covid-19.

    De acordo com a diretriz, a imunização de gestantes e idosos faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. As grávidas devem receber uma dose a cada gestação e as pessoas com mais de 60 anos devem ser vacinadas a cada seis meses.

    Para a população com mais de 5 anos que integra os grupos especiais, apenas os imunossuprimidos precisarão receber dose a cada seis meses. Para os demais grupos, como puérperas e pessoas com comorbidades, a imunização deve ocorrer uma vez por ano.

     

    destaque

    Leia também

    Em Fátima do Sul, Hashioka fortalece diálogo com lideranças e ouve demandas

    março 6, 2026

    Morre enfermeira atacada com marreta pelo marido; 5º caso de feminicídio em MS

    março 6, 2026

    Ações de Zé Teixeira devem ampliar obras de infraestrutura em MS

    março 6, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Em Fátima do Sul, Hashioka fortalece diálogo com lideranças e ouve demandas

    março 6, 2026

    Na manhã desta sexta-feira, 6, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) cumpriu agenda no…

    Morre enfermeira atacada com marreta pelo marido; 5º caso de feminicídio em MS

    março 6, 2026

    Ações de Zé Teixeira devem ampliar obras de infraestrutura em MS

    março 6, 2026

    Polícia Civil esclarece furto de gado, recupera animais e prende suspeitos de receptação em Nova Andradina

    março 6, 2026

    Crédito rural cai 46% em MS e produtor prioriza manter a lavoura

    março 6, 2026

    Semadesc apoia agricultura familiar em comunidades quilombolas e aldeia indígenas

    março 6, 2026

    Zé Teixeira defende extensão do auxílio-saúde a servidores da Polícia Civil

    março 6, 2026

    Produtores que adotam gestão técnica atravessam ciclo pecuário com maior margem

    março 6, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo