728X90-JULHO-DAS-PRETAS (1)
JOAO-CARLOS
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Obesidade cresceu em crianças e adolescentes brasileiras na pandemia
    Destaque

    Obesidade cresceu em crianças e adolescentes brasileiras na pandemia

    BarthimanBarthimannovembro 23, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O número de crianças e adolescentes com excesso de peso aumentou no país entre 2019 e 2021, período que abrange a pandemia de covid-19. Segundo levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância – Fiocruz/Unifase), houve crescimento de 6,08% no grupo das crianças de até 5 anos de idade. Entre aqueles com 10 a 18 anos, o crescimento foi de 17,2%. O excesso de peso inclui tanto os casos de sobrepeso como os de obesidade.

    Os dados do estudo são baseados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan-WEB), ferramenta que monitora indicadores de saúde e nutrição. Segundo os pesquisadores, a diminuição de exercícios físicos e o desajuste na alimentação são as principais explicações para os problemas de peso.

    “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil, possivelmente como consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento’, explica Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância.

    Pós-pandemia

    O cenário começa a melhorar no período seguinte, entre 2021 e 2022, mas ainda com percentuais altos. O número de crianças com excesso de peso teve um recuo de 9,5% e o de adolescentes queda de 4,8%. Em 2022, a taxa de crianças de até cinco anos com excesso de peso era de 14,2%. A de adolescentes estava em 31,2%.

    O último grupo é o que mais preocupa os pesquisadores do Observa Infância. Pelas análises das séries históricas, há uma tendência de queda do problema entre as crianças, principalmente depois do período de isolamento. Mas entre os adolescentes, a queda aconteceu apenas entre 2021 e 2022. No longo prazo, a tendência é de crescimento do excesso de peso.

    A comparação com outros países mostra que a situação no Brasil é mais crítica. Aqui, em 2022, há três vezes mais crianças com excesso de peso do que a média global (14,2% no Brasil e 5,6% na média global). Sobre os adolescentes, a média nacional é quase o dobro da global: 31,2% contra 18,2%.

    “Acreditamos que os altos números da obesidade infantil no Brasil devem muito à falta de regulação dos alimentos ultraprocessados no país. A partir de outubro de 2023 passa a vigorar plenamente a nova rotulagem frontal dos alimentos industrializados, indicando os excessos de sal, gorduras saturadas e açúcares na parte frontal das embalagens. As crianças são muito suscetíveis a esses produtos e acreditamos que a implementação dessa política terá algum impacto nos números de obesidade a partir deste ano’, diz Boccolini.

    “Este estudo serve como um chamado à ação para políticas públicas, profissionais de saúde, escolas e famílias para redobrar os esforços na luta contra a obesidade infantil, garantindo um futuro mais saudável para as crianças do Brasil.’

    Edição: Maria Claudia

    BATANEWS

    Leia também

    Deputado Roberto Hashioka congratula Conselho Estadual das Cidades de MS com moção

    julho 16, 2025

    Zé Teixeira destaca desafios do setor produtivo e elogia avanços sob gestão de Riedel em MS

    julho 16, 2025

    Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

    julho 16, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Deputado Roberto Hashioka congratula Conselho Estadual das Cidades de MS com moção

    julho 16, 2025

    O Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul foi homenageado hoje, 16, pelo…

    Zé Teixeira destaca desafios do setor produtivo e elogia avanços sob gestão de Riedel em MS

    julho 16, 2025

    Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

    julho 16, 2025

    Coçar os olhos é perigoso: veja hábitos que prejudicam a saúde ocular

    julho 16, 2025

    55% dos brasileiros dizem que Lula provocou Trump no Brics

    julho 16, 2025

    Campanha “Taquarussu Imunizada – Gripe Zero” entra na reta final

    julho 16, 2025

    EUA respondem por 16,7% de todo o café exportado pelo Brasil

    julho 16, 2025

    Deputado Zé Teixeira fala dos desafios ao agronegócio em programas da TV e da Rádio ALEMS

    julho 16, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo