Os deputados do Psol Glauber Braga (RJ), Fernanda Melchionna (RS) e Sâmia Bomfim (SP) pediram na 3ª feira (2.abr.2024) que a PGR (Procuradoria Geral da República) investigue uma fala do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) de apoio ao golpe de 1964. Eis a íntegra (PDF – 1.022 KB).
No domingo (31.mar), Mourão disse que, “em 31 de março de 1964, a nação salvou a si mesma’. Na data, deu-se início à ditadura no Brasil com o golpe militar, que completou 60 anos em 2024. A publicação do senador foi feita em seu perfil no X.
Os congressistas do Psol afirmam que o ex-vice-presidente da República “exacerbou os limites da liberdade de expressão’. Disseram também que a declaração de Mourão “não se trata de mera conotação de legítima oposição a uma força partidária ou ideologia’ , mas representa o “apoio e o enaltecimento’ ao regime militar que durou 21 anos.
No documento, Glauber, Fernanda e Sâmia pedem que a PGR investigue a fala de Mourão.
“ Verificadas irregularidades no cumprimento ou o descumprimento dos ditames legais e constitucionais, que sejam tomadas as providências com a respectiva denúncia contra o representado’ , diz o documento.