na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»STF derruba leis que proibiam ideologia de gênero em escolas
    Destaque

    STF derruba leis que proibiam ideologia de gênero em escolas

    BarthimanBarthimanoutubro 16, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais três leis municipais que proibiam o ensino de gênero nas redes públicas de ensino de Petrolina (PE), Garanhuns (PE) e Tubarão (SC). A decisão foi tomada em plenário nesta quarta-feira, 15 de outubro, após julgamento de ações movidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo PSOL.

    O entendimento majoritário da Corte é de que somente a União possui competência legislativa para definir as diretrizes da educação nacional, e não os municípios.

    O julgamento teve início no plenário virtual e foi concluído no plenário físico, com a prevalência dos votos dos ex-ministros Rosa Weber e Marco Aurélio Mello, relatores das ações. Ambos já haviam se posicionado, em casos anteriores, pela inconstitucionalidade de normas locais que limitam conteúdos pedagógicos.

    Os ministros Flávio Dino e Luiz Fux sugeriram que a questão fosse debatida no Congresso Nacional, por envolver políticas de alcance nacional.

    O ministro Nunes Marques acompanhou o entendimento da Corte quanto à competência legislativa, mas fez ressalvas pessoais sobre o mérito.

    “Preservar a infância não é conservadorismo, é reconhecer que toda liberdade genuína nasce da maturidade. Educar a criança é conduzi-la a compreender o mundo por si mesma, de forma gradual, respeitando a marcha de sua consciência’, afirmou.

    O ministro Cristiano Zanin também apresentou ressalvas, destacando a necessidade de adequar conteúdos e obras pedagógicas à faixa etária dos alunos.

    “É pertinente frisar a necessidade de conformação das obras e conteúdos às diferentes faixas etárias e níveis de compreensão e maturidade das crianças e adolescentes’, disse.

    Já o ministro Alexandre de Moraes classificou as leis derrubadas como “ultrapassadas e discriminatórias’, comparando-as a práticas de “período da Inquisição’. Ele afirmou que não é possível ignorar a existência de diferentes identidades de gênero e citou a frase popularizada pela ex-ministra e senadora Damares Alves — “menino veste azul e menina veste rosa’ — para exemplificar o estereótipo.

    “Não podemos fingir, inclusive para as crianças, que não existem pessoas trans ou travestis, nem dizer que só existem meninos que se vestem de azul e meninas de rosa’, declarou Moraes.

    A decisão segue a linha de precedentes do STF, que já havia anulado leis semelhantes em outras seis cidades: Palmas (TO), Blumenau (SC), Ipatinga (MG), Novo Gama (GO), Cascavel (PR) e Paranaguá (PR).

    Em decisões anteriores, o Tribunal também revogou leis municipais que proibiam o uso da linguagem neutra nas escolas, sustentando o mesmo argumento de que a formulação das regras educacionais é competência exclusiva do governo federal.

    Via: GospelPrime

    destaque

    Leia também

    Conmebol divulga prêmios acumulados dos semifinalistas da Libertadores e Sul-Americana

    setembro 25, 2026

    Copa MS ganha novo prazo e mira preparação dos clubes para a temporada 2027

    setembro 25, 2026

    Corpo de jovem é encontrado dentro de saco de lixo em MS

    setembro 25, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Conmebol divulga prêmios acumulados dos semifinalistas da Libertadores e Sul-Americana

    setembro 25, 2026

    Flamengo lidera entre os semifinalistas da Libertadores, e Boca Juniors na Sul-Americana por somar premiações…

    Copa MS ganha novo prazo e mira preparação dos clubes para a temporada 2027

    setembro 25, 2026

    Corpo de jovem é encontrado dentro de saco de lixo em MS

    setembro 25, 2026

    Paciente em tratamento contra câncer morre após acidente com ambulância na BR-060 em Sidrolândia

    setembro 25, 2026

    Adolescente baleado em ataque que matou três tem morte encefálica; família doa órgãos

    setembro 25, 2026

    Motociclista bate em canteiro, “voa” e morre após atingir árvore

    setembro 25, 2026

    Mulher morre após trator ser atingido por carreta na rodovia

    setembro 25, 2026

    Produtores têm nova opção para entregar declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2026

    setembro 25, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo