O Uruguai recebe o Paraguai nesta sexta-feira pela sétima rodada das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. Enquanto os donos da casa vivem situação confortável na vice-liderança, os visitantes ocupam a oitava posição, fora da zona de classificação direta para o Mundial. O jogo acontece no Estádio Centenario, em Montevidéu às 20h30 (de Brasília) e o Sportv transmite. Você pode acessar/assistir no ge.globo.
Os uruguaios caminham com muita tranquilidade em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Em seis partidas disputadas, o grupo comandado por Marcelo Bielsa perdeu apenas uma vez e tem um empate e quatro vitórias, acumulando um aproveitamento de 72%.
Apesar do bom momento, a seleção tem quase um time inteiro de desfalques para a partida desta sexta. Darwin Núñez, Araújo, Mathias Olivera, Bentancur e José María Giménez estão todos suspensos. Piquerez, do Palmeiras, Viña Arrascaeta e De La Cruz, do Flamengo, estão lesionados e deixarão lacunas importantes no time de Bielsa, já que a maior parte do grupo é titular.
Além das ausências, o Uruguai terá mais uma baixa para o futuro. Luis Suárez, o maior artilheiro da seleção e um dos maiores nomes da história do futebol uruguaio, vai realizar sua última partida pela Celeste nesta sexta-feira. O anúncio emocionado do craque de 37 anos foi feito na segunda-feira.
Este será o primeiro jogo do Uruguai depois da morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, que teve morte encefálica depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória no duelo contra o São Paulo na Libertadores. O zagueiro do Nacional-URU, que faleceu aos 27 anos, será homenageado antes da partida.
No lado do Paraguai, a busca por resultado melhores continua e a partida contra o Uruguai vai marca a estreia do novo treinador. Gustavo Alfaro foi contratado para comandar a seleção paraguaia depois da Copa América, quando Danil Garnero foi demitido com menos de um ano no cargo.
A eliminação com três derrotas em três jogos foi determinante para a queda de Garnero. Além do mau desempenho na Copa América, o Paraguai venceu apenas uma das seis partidas disputadas pelas eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. Além do único triunfo contra a Bolívia, os paraguaios empataram duas vezes e perderam outros três confrontos disputados até o momento.
Isidro Pitta, do Cuiabá, foi convocado para defender a seleção de seu país pela primeira vez. O atacante de 25 anos vive a expectativa de estrear com a camisa do Paraguai e ajudar a equipe, que marcou apenas um gol em seis jogos.
Uma vitória é importante para que o sonho de disputar uma Copa do Mundo siga vivo. A última vez que o Paraguai esteve em um Mundial foi em 2010, na África do Sul. No retrospecto do confronto, os visitantes desta sexta-feira estão em desvantagem e têm 24 vitórias na história, oito a menos que os uruguaios. O último triunfo da seleção paraguaia aconteceu há quase 17 anos, em outubro de 2007.
Uruguai x Paraguai
Data e horário: Sexta-feira, 06/09, às 20h30 (de Brasília)Local: Estadio Centenario, MontevidéuOnde assistir ao vivo: Sportv, com acompanhamento em tempo real do ge
Prováveis escalações:
Uruguai: Rochet; Nández, Cáceres, Bueno e Saracchi; Valverde, Ugarte, Pellistri, Torres e Maxi Araújo; Luis Suárez. Técnico: Marcelo Bielsa.
Paraguai: Morinigo (Gatito Fernández); Velázquez, Balbuena, Gustavo Gómez e Alderete (Espinoza); Villasanti, Bobadilla e Sosa; Almirón, Enciso e Sanabria. Técnico: Gustavo Alfaro.
batanews