na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Tecnologia, integração e aprendizado: investimentos transformam escolas da Rede Estadual em Mato Grosso do Sul.
    Destaque

    Tecnologia, integração e aprendizado: investimentos transformam escolas da Rede Estadual em Mato Grosso do Sul.

    BarthimanBarthimanoutubro 6, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Nas salas de aula e demais ambientes das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), alunos e professores vivenciam as transformações proporcionadas pelos investimentos do Governo do Estado. Com estrutura física renovada, tecnologia moderna e metodologias inovadoras, a rede tem garantido ensino e merenda de qualidade, além de experiências educacionais que estimulam o aprendizado e a convivência saudável. Na Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, no bairro José Abrão, em Campo Grande, o ensino integral é realidade para 250 alunos. Lá, o dia a dia inclui aulas de robótica e atividades de campo, desenvolvidas para aproximar estudantes da cidade e da zona rural. “Aproximadamente 40% dos nossos alunos vivem na área rural. Pensando nisso, criamos um projeto que promove o encontro entre os dois grupos, mostrando a realidade de cada um e fortalecendo vínculos”, explica o diretor Domingos Nogueira.

    A iniciativa tem gerado resultados positivos. “Meu pai tem um laticínio e meu avô está começando a plantar cebolinha e alface. Eu mostro isso para os colegas, que aprendem sobre o campo. É bom que o projeto continue”, conta o estudante Douglas Ferreira, 15 anos.

    A escola passou por uma reforma completa, concluída há um ano, e o impacto foi imediato. “As salas climatizadas melhoraram o ambiente e a aprendizagem. Houve evolução na disciplina e no desempenho dos alunos”, avalia o diretor. A estudante Mariana Ramos, 17 anos, destaca a horta escolar como um dos ganhos mais importantes: “A estrutura nova melhorou muito. A horta é usada nas aulas de agroecologia e contribui para nosso aprendizado prático”.

    A tecnologia também é aliada do ensino. O professor de Física, Leonardo da Costa, utiliza aulas práticas de robótica para ensinar conceitos da disciplina. “Quando o aluno constrói e programa robôs, ele aprende de forma divertida e significativa. A robótica despertou interesse pela física e matemática”, afirma.

    Tecnologia em todas as salas
    Na área central da Capital, a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho também reflete o avanço tecnológico. Todas as salas contam com lousas digitais, que transformaram a rotina de professores e alunos. “Facilitou muito o trabalho. Posso projetar textos, vídeos e acessar a internet em tempo real. As aulas ficaram mais dinâmicas e interativas”, explica a professora de espanhol, Ruth Bobadilha.

    Além da modernização, a valorização do profissional da educação é uma realidade reconhecida. “Sinto que o governo está olhando para nós, professores, e para nossos alunos. Os recursos tecnológicos ajudam a manter a atenção em sala, já que os estudantes são muito conectados”, afirma Ruth.

    Mas o aprendizado vai além da tecnologia. A unidade mantém um pomar e uma horta, criados com o envolvimento de toda a comunidade escolar. “A escola integral é viva. O Clube da Horta é um dos projetos mais queridos pelos alunos, que plantam, colhem e veem o resultado na própria merenda”, destaca o diretor Márcio Cossato.

    A professora de matemática, Vanessa Lanzoni, responsável pelo projeto, ressalta o valor educativo da iniciativa. “Os alunos aprendem responsabilidade e muitos passam a cultivar hortas em casa. O contato com a terra tem sido transformador”, relata.

    O espaço abriga ainda um pomar com mais de 50 espécies frutíferas, mantido pelos alunos com o apoio do funcionário José Luiz Rodrigues, de 72 anos, que trabalha na escola há 24 anos. “É um aprendizado que eles levam para a vida. Ensinar a plantar é uma alegria”, comenta.

    Educação em expansão e resultados concretos
    Com 348 unidades escolares, sendo 75 em Campo Grande e 273 no interior, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul atende cerca de 187,5 mil estudantes. A oferta de ensino em tempo integral está presente em todos os 79 municípios, com 213 unidades — o equivalente a 62% da rede — beneficiando 39 mil alunos.

    Além disso, mais de 100 extensões escolares reforçam a presença do ensino estadual, alcançando mais de 190 mil estudantes entre Educação Infantil, Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos.

    A Educação Profissional também cresce: são 68 modalidades de cursos em todos os municípios, com mais de 43 mil alunos matriculados. Parcerias com instituições como o Senai ampliam as oportunidades, como no programa Voucher Desenvolvedor 2024, que reservou 400 das 540 vagas para estudantes da rede estadual.

    Com infraestrutura moderna, metodologias inovadoras e professores valorizados, o ensino público estadual de Mato Grosso do Sul se consolida como um exemplo de transformação educacional. Como resume o diretor Márcio Cossato, “é um trabalho de parceria entre governo, escola e comunidade. O resultado está na aprendizagem e no brilho nos olhos dos nossos alunos”. *Com informações do Governo de MS.

    Fonte jornaldanova

    destaque

    Leia também

    Conmebol divulga prêmios acumulados dos semifinalistas da Libertadores e Sul-Americana

    setembro 25, 2026

    Copa MS ganha novo prazo e mira preparação dos clubes para a temporada 2027

    setembro 25, 2026

    Corpo de jovem é encontrado dentro de saco de lixo em MS

    setembro 25, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Conmebol divulga prêmios acumulados dos semifinalistas da Libertadores e Sul-Americana

    setembro 25, 2026

    Flamengo lidera entre os semifinalistas da Libertadores, e Boca Juniors na Sul-Americana por somar premiações…

    Copa MS ganha novo prazo e mira preparação dos clubes para a temporada 2027

    setembro 25, 2026

    Corpo de jovem é encontrado dentro de saco de lixo em MS

    setembro 25, 2026

    Paciente em tratamento contra câncer morre após acidente com ambulância na BR-060 em Sidrolândia

    setembro 25, 2026

    Adolescente baleado em ataque que matou três tem morte encefálica; família doa órgãos

    setembro 25, 2026

    Motociclista bate em canteiro, “voa” e morre após atingir árvore

    setembro 25, 2026

    Mulher morre após trator ser atingido por carreta na rodovia

    setembro 25, 2026

    Produtores têm nova opção para entregar declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2026

    setembro 25, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo