Vinicius Junior tem três gols e três assistências em sete jogos da La Liga nesta temporada. E também três cartões amarelos. O último veio nesta terça-feira, na vitória sobre o Alavés no Santiago Bernabéu, e de novo por reclamação. O técnico Carlo Ancelotti afirmou que o assunto será avaliado internamente.
Acredito que temos que avaliar o tema dos amarelos por protestos, e avaliaremos isso entre nós — comentou o treinador, sobre o caso específico de Vini Jr, na entrevista coletiva pós-jogo.
O Real Madrid cometeu sete faltas no jogo e foi punido com quatro cartões. O Alavés fez 10 e não levou nenhum.
Além de Vinicius Junior, o volante Valverde e o meia Modric (capitão) foram punidos com cartões amarelos por reclamação. Endrick levou outro por uma falta no segundo tempo. Carlo Ancelotti procurou conversar com o árbitro Alejandro Muñiz Ruiz e seus auxiliares após a partida, mas parece que o problema só vai ser resolvido com uma mudança da própria equipe.
— Repito o que disse outro dia: mudou o método, e temos que nos acostumar. Ainda não nos acostumamos. Temos que evitar as reclamações e pronto. Se é justo ou não, não importa. Temos que nos adaptar — disse o técnico, que considerou “exagerados” os cartões amarelos contra o Alavés.
A Uefa estabeleceu no início de julho, nas competições continentais, o protocolo de apenas os capitães falarem com os árbitros. As ligas europeias então adotaram a medida nesta temporada 2024/25.
O elenco do Real Madrid recebeu até agora 16 cartões amarelos nesta edição do Campeonato Espanhol. Nove deles teriam sido por reclamações, segundo levantamento do jornal “Marca”. Os três cartões de Vinicius Junior foram por protesto (contra Alavés, Espanyol e Betis).
Na edição passada da La Liga, o Real foi punido com 72 cartões, sendo 14 por reclamação (ainda de acordo com o “Marca”). Ou seja, 19%, contra 56% em 2024/25. E falando especificamente de Vinicius Junior, o atacante recebeu sete amarelos na liga espanhola de 2023/24.
Mas a sua temporada com mais cartões foi a anterior, 2022/23, com 16 amarelos e um vermelho, sendo 10 cartões em La Liga.
Com essa vitória sobre o Alavés, o Real Madrid chega a 17 pontos na tabela de classificação do Campeonato Espanhol 2024/25, a apenas um de distância do líder Barcelona. Só que o Barça joga nesta quarta-feira, contra o Getafe, no Estádio Olímpico Lluís Companys.
batanews